sexta-feira, 22 de abril de 2016

Com nova presidência, Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política retorna suas atividades após falecimento de seu primeiro presidente


A Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP), entidade que reúne mais de 40 blogs do DF e Entorno, tem novo presidente: é o jornalista e blogueiro Fred Lima, que ocupou os cargos de diretor de Comunicação e Marketing e diretor Vice-Presidente.
Em cerimônia realizada na última terça-feira, às 19h, na Sala de Comissões da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Toni Duarte, diretor-secretário e presidente interino da ABBP, transmitiu o cargo de diretor-presidente ao Fred Lima, conforme determina o Estatuto da instituição. O presidente, amparado pelo art. 23° do mesmo Estatuto, deu posse ao novo diretor Vice-Presidente, Sandro Gianelli, que ocupava o cargo de Diretor de Relações Institucionais. “A Associação passa pela fase de organização e estruturação interna, após a renúncia de seu vice-presidente e logo em seguida o falecimento do diretor-presidente. Estamos ajustando as velas para o barco seguir adiante, como desejava o presidente Chico”, afirmou Fred.
Fred Lima (primeiro à direita) e Sandro Gianelli.
Fred Lima (primeiro à direita) e Sandro Gianelli.
Em um discurso que homenageou o ex-presidente, falecido no dia 22/3, Fred Lima lembrou: “Eu, que fui seu aluno e amigo íntimo, poderia aqui mencionar as qualidades de suas aulas, onde utilizava métodos inovadores de aprendizagem, despertando em cada aluno o interesse pelo curso. Poderia mencionar também o vasto conhecimento político de quem participou ativamente das Diretas Já. No entanto, seus atributos iam além do jornalismo e da política. Chico era um ser humano excepcional, de perfil conciliador”.
Concluindo o seu discurso, o diretor-presidente falou das intenções que tem para a ABBP:
“Minhas cinco metas são:
Primeira: Organização e estruturação interna da Associação.
Segunda: Aumento do número de sócios.
Terceira: Qualificação e capacitação dos blogueiros.
Quarta: Expansão do número de leitores da blogosfera.
Quinta: Intercâmbio com o meio acadêmico”.
O diretor Vice-Presidente, em seu pronunciamento, ressaltou o início da blogosfera no DF, lembrando os nomes antigos que estavam na plateia, como, por exemplo, o famoso blogueiro Donny Silva, que não tinham uma associação para representa-los. “A ABBP veio unir, representar e defender os blogs que há uns 5 anos estavam dispersos, cada um fazendo o seu trabalho. Não havia essa união que estamos vendo agora”, concluiu Gianelli.
Com vários sócios e autoridades presentes, a cerimônia foi apresentada pelo jornalista Ricardo Noronha, muito conhecido no DF e Goiás pelo seu programa Ricardo Noronha Show.
A mesa foi composta pelo primeiro secretário da Câmara Legislativa, deputado Raimundo Ribeiro; pela autora da Lei dos 10% e do Dia do Blogueiro, deputada Luzia de Paula; pelo senador Hélio José; pela secretária de Comunicação Social do Governo de Brasília, Vera Canfran; pelo diretor-presidente do Transporte Colectivos de Brasília, Manoel Alexandre; e pelo presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, Cleber Pires.
O presidente do Tribunal de Contas do DF, Renato Rainha, não pôde compor a mesa por causa de sua agenda, mas fez questão de comparecer à cerimônia e desejar votos de boa gestão ao presidente e ao vice da ABBP.
Em suas falas, os membros da mesa ressaltaram a importância dos blogs para a Capital Federal e o Entorno, lembrando que a Nova Mídia preenche um espaço que era ocupado antes somente pela imprensa convencional.
Além dos associados e amigos da Associação, a cerimônia contou também com a presença de outras autoridades e seus representantes: o deputado distrital, Chico Vigilante; o administrador de Sobradinho II, Estevão Reis; o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Política do Governo de Brasília, Acilino Ribeiro; o chefe da Comunicação Social da Secretária de Saúde, representando o secretário, Rudolfo Lago; o vereador de Valparaíso, Dr. Marcus Vinicius; e o presidente da PFC Internacional, Paulo França.
O evento teve cobertura do ICESP TV, da Rede Gênesis (canal 30), transmitido aos sábados, a partir das 12h, e do programa Tendências e Negócios, da TV Brasília (canal 6), transmitido aos domingos, a partir das 13h30.
Da Redação do Portal ABBP

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Escola do Riacho Fundo II na luta contra a dengue




Na manhã desta quarta-feira (06), a administração do Riacho Fundo II recebeu a presença do Governador Rodrigo Rollemberg, do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, do Secretário de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Paulo Gabriel Nacif, do Secretário de Educação, Júlio Gregório, do deputado Julio Cesar, da Coordenadora Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, Franscimar Moreira e da Diretora Centro Educacional Agrourbano Ipê, Sheila Pereira. O objetivo do encontro foi incentivar o Programa de Combate ao Aedes Aegypti "Todos contra o Mosquito".
Durante a cerimônia foram realizadas apresentações teatrais e musicais: a leitura do cordel “O Zezinho e o Mosquito, e a música "Senhora Natureza" e a leitura do Ano Letivo Temático com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar e a sociedade sobre os perigos da dengue que foram. Após as apresentações, o Governador Rollemberg, o Ministro Marcelo e o Administrador Vicemar Medeiros visitaram a Casa Ecológica, construída pelos alunos.
O administrador do Riacho Fundo II, Vicemar relatou que se senti muito honrado pela escolha do Centro Educacional Agrourbano Ipê como referência no combate ao Aedes Aegypti. “Aproveito para parabenizar a diretora Sheila Pereira pela condução desta unidade escolar tão importante para nossa cidade. Tudo isso vem a consolidar um trabalho ininterrupto que a Administração vem realizando quanto a limpeza da cidade. E convoco toda sociedade para nos acompanhar nesta nobre tarefa e extinguir este vetor", concluiu.
O Secretário de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Paulo Gabriel Nacif, declarou que essa mobilização social é nacional. “Hoje temos aula educacional e aula de protagonismo da juventude e junto com a força de vocês jovens lutaremos e venceremos a guerra declarada contra o mosquito aedes aegypti”, disse.

O Ministro da Sáude, Marcelo Castro, ressaltou que o momento é de união das escolas no programa de Combate à Dengue. “ Ano passado perdemos cerca de 860 vítimas da doença e ela traz consigo outras duas mais perigosas. O mundo todo está em estado de emergência, por isso precisamos eliminar os focos do mosquito”, explicou.

O Governador Rodrigo Rollemberg destacou que a escola tem cumprido o seu papel com muita relevância em relação a proteção ambiental.  “ Essa área ainda não foi tombada, graças aos professores e alunos que atuam permanente contra a invasão e especulação imobiliária. Hoje assistimos que a melhor forma de combater a dengue é não permitir que o mosquito se prolifere. Vamos contar com a participação da juventude no combate à dengue para tornar os casos de dengue no DF insignificantes”, ressaltou.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

I Seminário de Combate à grilagem de terras no DF





Na manhã desta terça-feira (29), a administração do Riacho Fundo II esteve participando do I Seminário de Combate à grilagem de terras no DF, que teve o intuito de explicar como os órgãos do GDF estão traçando as suas metas e projetos para declarar guerra contra a apropriação irregular do solo em Brasília.

O governador Rodrigo Rollemberg ressaltou que o seu sonho é sair nas ruas de Brasília e ver a cidade toda pavimentada, urbanizada e com a infraestrutura adequada.  "Do mesmo jeito que fizemos a desobstrução na orla do lago Paranoá, faremos por todo o Distrito Federal. O importante é que todos nós abracemos esta causa  para vencermos este mal. Eu confio muito na capacidade que temos para juntos entregarmos uma cidade melhor às nossas futuras gerações. Portanto, conto com a participação de vocês para extirparmos a grilagem de terras em Brasília", apelou.

O secretário de meio ambiente, André Lima, destacou o comprometimento de segurança histórica e ambiental. "O meio ambiente sofre com a grilagem de terras e esse problema é grave, pois nos traz prejuízo  no desenvolvimento social, ambiental, urbanístico, econômico, desenvolvimento sustentável entre outros", contou.

O presidente da Terracap, Julio Cesar de Azevedo Reis, enfatizou que a grilagem vem da prática antiga de envelhecer documentos forjados para conseguir a posse de determinada área. "Atualmente a grilagem evoluiu  e os grileiros atuam em duas fases: o deslocamento do documento falso para pessoas leigas e a abertura do processo de sobrepartilha. O processo de crescimento da população do DF é  de 8% nos últimos quatro anos. O que representa um incremento populacional de 216 mil pessoas. Há um descompasso entre a demanda e a oferta de moradia na nossa cidade. Atualmente cerca de 900 mil pessoas vivem em áreas irregulares", explicou.

A secretária de Estado da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, comentou sobre a situação de risco social associada ao fenômeno de grilagem do DF. "Uma das metas do Programa Pacto Pela Vida é aumentar a confiança nas instituições de segurança pública e melhorar a sua prestação de serviços, diminuir a vulnerabilidade social por meio de políticas de prevenção a violência", ressaltou.

O diretor da Polícia Civil, Eric Seba, discursou sobre a  investigação de crimes relacionados à grilagem de terras no DF " A grilagem é um crime contra o patrimônio público, por isso podemos considerar um grileiro como um traficante, um ladrão de sonhos que entrega a frustração e até a morte para milhares de pessoas. Nós consideramos a grilagem como um dos piores crimes e muitos casos podemos qualificar como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, crime organizado, homicídios, tráfico de drogas entre outros. E não vamos parar enquanto não colocarmos esses bandidos na cadeia", prometeu.


O Comandante Geral da PMDF, Cel Marcos Antônio Oliveira,  acrescentou que a ocupação irregular do solo causa a criminalidade, pois  a baixa renda e a falta de oportunidades estimula as praticas criminosas.



Administração do Riacho Fundo II visita a vila arco iris da Universidade da Paz





Na tarde desta quinta-feira (31), a administração do Riacho Fundo II esteve juntamente com o idealizador do projeto Formadores de Florestas, Emílio Barreto, para  debaterem sobre as oficinas de arte e meio ambiente que irão ser realizadas para os alunos da Vila Arco Iris, ligada a Uni Paz. Estavam presentes a coordenadora da Vila Arco Iris, Nayla Celene, diretoras e professoras.

Últimas